domingo, 8 de agosto de 2010

"Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara que o homem." (Nietzsche)


Na FLIP 2009.



Com toda a efervescência da FLIP 2010, as notícias, as imagens e toda a veiculação do que aconteceu por lá, me deu uma nostalgia danada dos bons dias que vivi ali no ano passado. E lembrei da mesa dividida por Sophie Calle, artista plástica, e Grégoire Bouillier, escritor, que, por acaso, não assisti. Para quem não conhece a história, um breve resumo: os dois se conheceram na festa de aniversário de Sophie. Grégoire foi o convidado surpresa - numa festa em que haja um convidado surpresa, o número de convidados deve ser igual à idade completada menos um, sendo justamente este um alguém levado por um dos convidados e sendo, ainda, obrigatoriamente, alguém que o aniversariante não conheça. Por conta deste episódio, Grégoire escreveu o livro "O Convidado Surpesa" em homenagem a Sophie. Depois de alguns anos de relacionamento, Grégoire termina o namoro por e-mail. Sophie, indignada e magoada, utiliza este e-mail para sua próxima exposição: Cuide de você, que, não por acaso, foi a frase que encerrou a fatídica mensagem de término. Na exposição, tal mensagem é lida por 107 mulheres das profissões mais diversas. Algumas entenderam como covardia, outras como uma tentativa de preservação da memória da relação, a fim de evitar o drama que permeia o fim de qualquer enlace, outras apenas não entenderam.
O interessante disso tudo é que se eles fossem pessoas comuns, seria apenas mais um casal que não deu certo, clichê como todos os outros. Entretanto, o fim virou arte e da melhor qualidade. Infelizmente, moro numa província e a exposição não veio até aqui, mas li muito sobre ela e fiquei encantada.
Durante a mesa que dividiram na FLIP 2009, os artistas trocaram farpas e lavaram a roupa suja em público. Sophie parecia suplicar de forma implícita para reatar e Grégoire fez questão de deixar claro que não tinha volta. Imagino que ela é como todas nós, precisa ter certeza de que tentou tudo para seguir sua vida.



Uma das imagens de divulgação da exposição.

4 comentários:

Telma Monteiro disse...

Abençoada seja a Arte, e qm a ela pertença, q afasta d qualquer história o fantasma da mediocridade.

Abrç

Vanessa Raiol disse...

mulheres e suas tentativas desmedidas....

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Olá JÔ!

Quando comecei a ver as notícias sobre a Flip pensei se você estaria por lá!!!

Não conhecia este "caso"...no entanto como dizem por aí:no amor e na guerra tudo é válido!!!

Um beijo com carinho!

Sonia Regina.

Luma Rosa disse...

Parece que Sophie Calle leva o termo 'arte-vida' ao extremo. Lembro de um outro ato inusitado: ela contrataou um detetive particular para seguí-la no dia a dia. Esse jeito dela se abrir para o público é conceitual e não sabia que ela praticamente havia implorado volta. Li uma matéria que ela dizia que não sabia como responder aquele e-mail e a resposta foi fazer uso da última frase :D Acho que ele não esperava... rs.